
+55 (82) 3315-2785 | atendimento@adepal.com.br
+55 (82) 3315-2785 | atendimento@adepal.com.br
Treze dos quinze defensores públicos estaduais nomeados no começo do mês pelo Governo de Alagoas foram empossados, nesta quarta-feira (3), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Dois aprovados tiveram problemas com documentação e não puderam assumir os cargos neste momento. Com a posse, Alagoas passa a contar com 100% de cobertura das comarcas do estado.
Durante o evento, o defensor público geral do Estado, Ricardo Antunes Melro, disse que a defensoria é o acesso à justiça para a população menos favorecida. "Para a população que não consegue pagar um advogado, que é a grande maioria, o acesso à justiça é feito através da Defensoria. Com este quadro que chegamos agora, estaremos por exemplo em Mata Grande, Piranhas, Traipu, Tapera e Batalha, e vamos num regime intensificado de trabalho, mas estaremos em todo território alagoano. Isso é um marco, porque somos a quinta defensoria no Brasil que consegue alcançar este objetivo", afirmou.
Melro disse que a Defensoria Pública vai muito além do que um advogado para atender a uma causa, já que, desde 2007, a Defensoria passou a atuar como fiscal dos serviços públicos e privados do estado.
"Passamos a ter legitimidade para ingressar com ações civis públicas coletivas, que defendem os interesses difusos, como postos de saúde que não funcionam, uma acessibilidade que não existe para o cidadão com determinada deficiência e a creche que não está com vaga disponível. Além disso, a Defensoria também é fiscal da sociedade, de modo que é uma avanço enorme para a sociedade de baixa renda, que tem tantos serviços mal prestados, seja privado ou público nas esferas municipais, estaduais e federal e que tem seus problemas bem particulares e não tem advogado", disse.
A candidata Carina de Oliveira, que é de Alagoas, disse que esse momento é o coroamento de anos de estudos. "Esse momento é um sonho realizado. Foram anos de estudos buscando essa realização profissional. A Defensoria Pública é uma carreira belíssima e estou muito feliz em realizar esse sonho aqui no meu estado. É um momento de muita alegria. Meus familiares estão aqui e eu não conseguiria sem eles".
Thiago Carniatto é de Curitiba, no Paraná, e veio para Maceió tomar posse no cargo. Ele disse que a expectativa em torno da atuação no estado é muito boa. "A gente batalhou muito por isso e agora a expectativa é poder retribuir um pouco para a sociedade alagoana, tudo o que a gente recebeu tanto da sociedade quanto da família em si e poder contribuir com a sociedade", destacou.
Se você é Defensor Público e deseja se associar à APEDAL, não perca tempo, associados-se já e aproveite os benefícios da associação, confira todos os convênios e benefícios.
ASSOCIE-SE CONHEÇA OS BENEFÍCIOS